PLANO
DE ENSINO
CURSO Design de Interiores
DISCIPLINA Arte Moderna e Contemporânea
CÓDIGO DEI6105 CARGA HORÁRIA 60H
PROFESSOR Profª DANIELLE SPADA
EMENTA
A
arte moderna e contemporânea como instrumento de educação do “olhar”.
Concorrentes artísticas e leituras de obras de arte.
Capacitar
o aluno a reconhecer e compreender a arte moderna como produção do
conhecimento.
UNIDADES
COMPONENTES DA DISCIPLINA
Unidade 1
As estéticas de
transição
Unidade 2
Vanguardas
Históricas
Unidade 3
A arte americana
Unidade 4
Arte Moderna no
Brasil
VISÃO DETALHADA DAS
UNIDADES
UNIDADE 1
As
estéticas de transição.
OBJETIVOS DA
UNIDADE 1
Identificar
as principais rupturas com o modo de representação da Arte Moderna.
AULA 1.1 –
Conteúdo:
Séc.
XX – Arte Moderna (História do Mundo x História da Arte)
Fovismo:
Explosão da cor
Escultura
do séc. XX : Uma nova imagem
AULA 1.2 –
Conteúdo:
Modigliani,
Matisse e Picasso
Cubismo
(analítico e sintético)
Futurismo
AULA 1.3 –
Conteúdo:
Vanguardas
Russas: Raionismo; Suprematismo; Construtivismo
UNIDADE 2
As
Novas Linguagens
OBJETIVOS DA
UNIDADE 2
Reconhecer
e decodificar as diferentes linguagens da arte moderna.
AULA 2.1 –
Conteúdo:
Abstracionismo;
Neoplasticismo;
A
Bauhaus e o Design; Dadaísmo e Surrealismo
AULA 2.2 –
Conteúdo:
Arte americana: 1908-40
Expressionismo Abstrato, Action Painting
AULA 2.3 –
Conteúdo:
Expressionismo
Figurativo
Escultura
Pós-Guerra
Campos
de cor;
UNIDADE 3
Arte
Contemporânea
OBJETIVOS DA
UNIDADE 3
Reconhecer
a produção da Arte Contemporânea e a sua influência no mundo.
AULA 3.1 –
Conteúdo:
Séc.
XX – Arte Contemporânea (História do Mundo x História da Arte)
Hard Edge, Arte
Pré-Pop, Pop Art; Op Art
AULA 3.2 –
Conteúdo:
Minimalismo
Arte conceitual: Arte visual invisível
AULA 3.3 –
Conteúdo:
Arquitetura
Contemporânea
Neo-Expressionismo
UNIDADE 4
A Nova geração da Arte – Vanguarda.
OBJETIVOS DA
UNIDADE 4
Apresentar
o panorama moderno e contemporâneo no Brasil
AULA 4.1 –
Conteúdo:
Panorama
moderno e contemporâneo no Brasil
AULA 4.2 –
Conteúdo:
Panorama
moderno e contemporâneo no Brasil
AULA 4.3 –
Conteúdo:
Panorama
moderno e contemporâneo no Brasil.
METODOLOGIA
Aulas
teóricas ilustradas com imagens que são fios condutores do processo de
ensino-aprendizagem, debates e discussões de textos, apresentação de
seminários, aproximação de um artista moderno a um artista contemporâneo
mediante um projeto de exposição.
ATIVIDADES DISCENTES
Pesquisa
a partir de leituras de artigos contemporâneos sobre arte, visita a exposições
pertinentes aos temas abordados em aula com elaboração de relatórios.
PROCEDIMENTOS DE
AVALIAÇÃO
A4 – dividida em três avaliações
para obter a pontuação necessária para aprovação. Média 7,0 (sete).
Avaliação 01 - Prova teórica abordando os temas apresentados em aula em questões
OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor total da Prova: 8,0 (oito pontos) +
trabalho (mini artigo de até quatro laudas contextualizando uma obra de arte
com as questões sociais, políticas, econômicas em que o artista estava inserido
no ato da criação da obra em questão). Valor total do trabalho: 2,0 (dois
pontos). Total: Prova + trabalho = 10,0 (dez pontos).
Bônus: Alimentação do Blog com os temas abordados em aula,
com citações de textos e referência bibliográfica. (até 1,0 (um) ponto)
Avaliação 02 - Prova teórica abordando os temas apresentados em aula em questões OBJETIVAS
de cunho interpretativo. Valor total da Prova: 6,0 (seis pontos) + trabalho
(projeto de uma exposição que articule um artista moderno e um artista
contemporâneo explicando o viés encontrado para a articulação entre os dois
artistas. Apresentar o critério de escolha das obras e a ordem para serem
expostas com as devidas justificativas, e ainda um texto de abertura da
exposição.
Bônus: Alimentação do Blog com os temas abordados em aula,
com citações de textos e referência bibliográfica. (até 1,0 (um) ponto)
Avaliação 03 - Prova teórica abordando TODOS os temas apresentados em aula em
questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor total da Prova: 10,0
(dez pontos)
As avaliações 1 e 2 serão com
consulta. A avaliação 03 não será com consulta.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
ARGAN,
Giulio Carlo. Arte Moderna. São
Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CANONGIA,
Ligia. O Legado dos Anos 60 e 70.
Rio de Janeiro: Ed.Zahar, 2005.
STANGOS,
Nikos. Conceitos da Arte Moderna.
Rio de Janeiro: Ed.Zahar, 1994.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
ARCHER,
Michael. “Arte Contemporânea”. São
Paulo: Martins Fontes, 2001.
CAUQUELIN,
Anne. “A Arte Contemporânea – Uma
introdução”. São Paulo: Martins Fontes, 2005
CRONOGRAMA DETALHADO
FEVEREIRO
|
Conteúdo
|
10
|
Apresentação
da disciplina;
Relembrando
História da Arte: Pré-História Ao Pós Impressionismo.
|
17
|
CARNAVAL
|
24
|
Séc.
XX – Arte Moderna
Fovismo:
Explosão da cor
Escultura
do séc. XX : Uma nova imagem
Cubismo
(analítico e sintético)
Matisse
e Picasso
|
MARÇO
|
Conteúdo
|
03
|
Futurismo, Raionismo; Suprematismo;
Construtivismo
|
10
|
Abstracionismo;
Neoplasticismo;
A
Bauhaus e o Design;
|
17
|
Dadaísmo
e Surrealismo
|
24
|
Expressionismo Abstrato, Action Painting
|
31
|
Expressionismo
Figurativo
|
ABRIL
|
Conteúdo
|
07
|
AVALIAÇÃO
01 - Prova teórica abordando os temas
apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor
total da Prova: 8,0 (oito pontos) + trabalho (mini artigo de até quatro
laudas contextualizando uma obra de arte com as questões sociais, políticas,
econômicas em que o artista estava inserido no ato da criação da obra em
questão). Valor total do trabalho: 2,0 (dois pontos). Total: Prova + trabalho
= 10,0 (dez pontos).
|
14
|
Escultura
Pós-Guerra
Campos
de cor
|
21
|
FERIADO –
TIRADENTES - INHOTIM
|
28
|
Hard Edge,
Arte Pré-Pop
|
MAIO
|
Conteúdo
|
05
|
Pop Art; Op
Art
|
12
|
Minimalismo
Arte conceitual: Arte visual invisível
|
19
|
Arquitetura
Contemporânea
Neo-Expressionismo
|
26
|
A Nova geração da Arte – Vanguarda.
|
JUNHO
|
Conteúdo
|
02
|
AVALIAÇÃO
02 - Prova teórica abordando os temas
apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor
total da Prova: 6,0 (seis pontos) + trabalho (projeto de uma exposição que
articule um artista moderno e um artista contemporâneo explicando o viés encontrado
para a articulação entre os dois artistas. Apresentar o critério de escolha
das obras e a ordem para serem expostas com as devidas justificativas, e
ainda um texto de abertura da exposição.
|
09
|
Panorama
moderno e Contemporâneo no Brasil
|
16
|
Panorama
moderno e Contemporâneo no Brasil
|
23
|
AVALIAÇÃO
03 - Prova teórica abordando TODOS
os temas apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho
interpretativo. Valor total da Prova: 10,0 (dez pontos)
|
30
|
Entrega
dos resultados e recontagem de faltas.
|
Para
enriquecer seu conhecimento:
Modigliani - Paixão
Pela Vida - EUA – 2004 - Direção: Mick Davis – Drama. 127 min.
Van Gogh – França –
1991 – Direção: Maurice Pialat – Drama. 158 min.
Vincent & Theo -
Países Baixos - 1990 – Direção: Robert Altman – Drama – 197 min.
Pollock – EUA – 2000 –
Direção: Ed Harris – Drama.122 min.
O Mistério de Picasso –
França – 1956 – Direção: Henri-Georges Clouzot – 75 min.
Frida – EUA – 2002 –
Direção: Julie Taymor – Drama. 123 min.
Camille Claudel -
França, 2012 – Direção: Bruno Dumont - Drama, Biografia - 95 min.
BASQUIAT - Traços de
uma Vida. EUA, 1996 – Direção: Julian Schnabel - Drama, Biografia - 106 min.
Moulin Rouge – Reino
Unido, 1952 - Direção: John Huston - Drama, Música - 119 min.
Little Ashes - Reino
Unido, 2009 – Direção: Paul Morrison – Drama - 112 min.
RUMO AO PARAÍSO – 2003
-Direção: Mario Andreacchio - Gênero: Drama - 89 min.
SITES:
http://www.itaucultural.org.br/
http://www.museusegall.org.br/
http://www.macniteroi.com.br/
http://www.mamrio.org.br/
http://www.nga.gov/exhibitions/vgwel.shtm
http://www.googleartproject.com/
http://topicos.estadao.com.br/videos-sobre-arte
VISITAS:
As visitas não são
obrigatórias, porém valem como horas de atividades complementares.
Principais Museus:
MAM - RJ
MAC – RJ
MAR – RJ
Inhotim – MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário