domingo, 8 de fevereiro de 2015

PLANO DE CURSO

PLANO DE ENSINO

CURSO        Design de Interiores
DISCIPLINA         Arte Moderna e Contemporânea
CÓDIGO     DEI6105                                       CARGA HORÁRIA    60H
PROFESSOR         Profª DANIELLE SPADA

EMENTA
A arte moderna e contemporânea como instrumento de educação do “olhar”. Concorrentes artísticas e leituras de obras de arte.

OBJETIVO DA DISCIPLINA
Capacitar o aluno a reconhecer e compreender a arte modherna como produção do conhecimento.

UNIDADES COMPONENTES DA DISCIPLINA     

Unidade 1
As estéticas de transição

Unidade 2
Vanguardas Históricas

Unidade 3
A arte americana

Unidade 4
Arte Moderna no Brasil

VISÃO DETALHADA DAS UNIDADES

UNIDADE 1
As estéticas de transição.

OBJETIVOS DA UNIDADE 1
Identificar as principais rupturas com o modo de representação da Arte Moderna.


AULA 1.1 – Conteúdo:
Séc. XX – Arte Moderna (História do Mundo x História da Arte)
Fovismo: Explosão da cor
Escultura do séc. XX : Uma nova imagem

AULA 1.2 – Conteúdo:
Modigliani, Matisse e Picasso
Cubismo (analítico e sintético)
Futurismo

AULA 1.3 – Conteúdo:
Vanguardas Russas: Raionismo; Suprematismo; Construtivismo


UNIDADE 2
As Novas Linguagens

OBJETIVOS DA UNIDADE 2
Reconhecer e decodificar as diferentes linguagens da arte moderna.

AULA 2.1 – Conteúdo:
Abstracionismo; Neoplasticismo;
A Bauhaus e o Design; Dadaísmo e Surrealismo

AULA 2.2 – Conteúdo:
Arte americana: 1908-40
Expressionismo Abstrato, Action Painting

AULA 2.3 – Conteúdo:
Expressionismo Figurativo
Escultura Pós-Guerra
Campos de cor;

UNIDADE 3
Arte Contemporânea

OBJETIVOS DA UNIDADE 3
Reconhecer a produção da Arte Contemporânea e a sua influência no mundo.

AULA 3.1 – Conteúdo:
Séc. XX – Arte Contemporânea (História do Mundo x História da Arte)
Hard Edge, Arte Pré-Pop, Pop Art; Op Art

AULA 3.2 – Conteúdo:
Minimalismo
Arte conceitual: Arte visual invisível

AULA 3.3 – Conteúdo:
Arquitetura Contemporânea
Neo-Expressionismo


UNIDADE 4
A Nova geração da Arte – Vanguarda.

OBJETIVOS DA UNIDADE 4
Apresentar o panorama moderno e contemporâneo no Brasil

AULA 4.1 – Conteúdo:
Panorama moderno e contemporâneo no Brasil

AULA 4.2 – Conteúdo:
Panorama moderno e contemporâneo no Brasil

AULA 4.3 – Conteúdo:
Panorama moderno e contemporâneo no Brasil.

METODOLOGIA
Aulas teóricas ilustradas com imagens que são fios condutores do processo de ensino-aprendizagem, debates e discussões de textos, apresentação de seminários, aproximação de um artista moderno a um artista contemporâneo mediante um projeto de exposição.

ATIVIDADES DISCENTES
Pesquisa a partir de leituras de artigos contemporâneos sobre arte, visita a exposições pertinentes aos temas abordados em aula com elaboração de relatórios.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A4 – dividida em três avaliações para obter a pontuação necessária para aprovação. Média 7,0 (sete).
Avaliação 01 -  Prova teórica abordando os temas apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor total da Prova: 8,0 (oito pontos) + trabalho (mini artigo de até quatro laudas contextualizando uma obra de arte com as questões sociais, políticas, econômicas em que o artista estava inserido no ato da criação da obra em questão). Valor total do trabalho: 2,0 (dois pontos). Total: Prova + trabalho = 10,0 (dez pontos).
Bônus: Alimentação do Blog com os temas abordados em aula, com citações de textos e referência bibliográfica. (até 1,0 (um) ponto)
Avaliação 02 -  Prova teórica abordando os temas apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor total da Prova: 6,0 (seis pontos) + trabalho (projeto de uma exposição que articule um artista moderno e um artista contemporâneo explicando o viés encontrado para a articulação entre os dois artistas. Apresentar o critério de escolha das obras e a ordem para serem expostas com as devidas justificativas, e ainda um texto de abertura da exposição. 
Bônus: Alimentação do Blog com os temas abordados em aula, com citações de textos e referência bibliográfica. (até 1,0 (um) ponto)
Avaliação 03 -  Prova teórica abordando TODOS os temas apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor total da Prova: 10,0 (dez pontos)
As avaliações 1 e 2 serão com consulta. A avaliação 03 não será com consulta.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CANONGIA, Ligia. O Legado dos Anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Ed.Zahar, 2005.
STANGOS, Nikos. Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Ed.Zahar, 1994.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARCHER, Michael. “Arte Contemporânea”. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CAUQUELIN, Anne. “A Arte Contemporânea – Uma introdução”. São Paulo: Martins Fontes, 2005


 

CRONOGRAMA DETALHADO

FEVEREIRO
Conteúdo
10
Apresentação da disciplina;
Relembrando História da Arte: Pré-História Ao Pós Impressionismo.
17
CARNAVAL
24
Séc. XX – Arte Moderna
Fovismo: Explosão da cor
Escultura do séc. XX : Uma nova imagem
Cubismo (analítico e sintético)
Matisse e Picasso
MARÇO
Conteúdo
03
 Futurismo, Raionismo; Suprematismo; Construtivismo
10
Abstracionismo; Neoplasticismo;
A Bauhaus e o Design;
17
Dadaísmo e Surrealismo
24
Arte americana: 1908-40
Expressionismo Abstrato, Action Painting
31
Expressionismo Figurativo
ABRIL
Conteúdo
07
AVALIAÇÃO 01 - Prova teórica abordando os temas apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor total da Prova: 8,0 (oito pontos) + trabalho (mini artigo de até quatro laudas contextualizando uma obra de arte com as questões sociais, políticas, econômicas em que o artista estava inserido no ato da criação da obra em questão). Valor total do trabalho: 2,0 (dois pontos). Total: Prova + trabalho = 10,0 (dez pontos).

14
Escultura Pós-Guerra
Campos de cor
21
FERIADO – TIRADENTES - INHOTIM
28
Hard Edge, Arte Pré-Pop
MAIO
Conteúdo
05
Pop Art; Op Art
12
Minimalismo
Arte conceitual: Arte visual invisível
19
Arquitetura Contemporânea
Neo-Expressionismo
26
A Nova geração da Arte – Vanguarda.
JUNHO
Conteúdo
02
AVALIAÇÃO 02 - Prova teórica abordando os temas apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor total da Prova: 6,0 (seis pontos) + trabalho (projeto de uma exposição que articule um artista moderno e um artista contemporâneo explicando o viés encontrado para a articulação entre os dois artistas. Apresentar o critério de escolha das obras e a ordem para serem expostas com as devidas justificativas, e ainda um texto de abertura da exposição.
09
Panorama moderno e Contemporâneo no Brasil
16
Panorama moderno e Contemporâneo no Brasil
23
AVALIAÇÃO 03 - Prova teórica abordando TODOS os temas apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor total da Prova: 10,0 (dez pontos)
30
Entrega dos resultados e recontagem de faltas.


Para enriquecer seu conhecimento:
Modigliani - Paixão Pela Vida - EUA – 2004 - Direção: Mick Davis – Drama. 127 min.
Van Gogh – França – 1991 – Direção: Maurice Pialat – Drama. 158 min.
Vincent & Theo - Países Baixos - 1990 – Direção: Robert Altman – Drama – 197 min.
Pollock – EUA – 2000 – Direção: Ed Harris – Drama.122 min.
O Mistério de Picasso – França – 1956 – Direção: Henri-Georges Clouzot – 75 min.
Frida – EUA – 2002 – Direção: Julie Taymor – Drama. 123 min.
Camille Claudel - França, 2012 – Direção: Bruno Dumont - Drama, Biografia - 95 min.
BASQUIAT - Traços de uma Vida. EUA, 1996 – Direção: Julian Schnabel - Drama, Biografia - 106 min.
Moulin Rouge – Reino Unido, 1952 - Direção: John Huston - Drama, Música - 119 min.
Little Ashes - Reino Unido, 2009 – Direção: Paul Morrison – Drama - 112 min.
RUMO AO PARAÍSO – 2003 -Direção: Mario Andreacchio - Gênero: Drama - 89 min.
SITES:
http://www.itaucultural.org.br/
http://www.museusegall.org.br/
http://www.macniteroi.com.br/
http://www.mamrio.org.br/
http://www.nga.gov/exhibitions/vgwel.shtm
http://www.googleartproject.com/
http://topicos.estadao.com.br/videos-sobre-arte
VISITAS:
As visitas não são obrigatórias, porém valem como horas de atividades complementares.
Principais Museus:
MAM - RJ
MAC – RJ
MAR – RJ
Inhotim – MG


2 comentários: