Raionismo, ou raísmo, termo que faz menção a um estilo pictórico desenvolvido na Rússia entre 1912 e 1914, tem como seus maiores representantes Mikhail Larionov (1881 - 1964) e Natalia Gontcharova (1881 - 1962).
Remete diretamente à noção de raios de luz entrecruzados a partir dos quais a composição - geralmente orientada na diagonal - é construída. Luz e cor são os componentes fundamentais das obras raionistas.
A ideia é menos representar a luz e o movimento, mas construir um espaço sem objetos - absoluto - formado por puro movimento e luz. Do ritmo dinâmico dos raios, que correm paralelos ou em sentidos contrários na superfície, se decompõem as cores do prisma.
MIKHAIL LARIONOV
Biografia (1881-1964) - pintor e cenógrafo. Estudou
escultura e arquitetura em Moscovo Instituto de pintura até 1908. Ele trabalhou de perto com sua futura
esposa, Natalia Goncharova, e juntos eles desenvolveram o Raionismo (1912-14),
um estilo semelhante ao Futurismo italiano. Eles
realizaram uma exposição em conjunto em Paris de 1914 e de 1915.
OBRAS:
http://oseculoprodigioso.blogspot.com.br/2007/09/larionov-mikhail-cubismo.html?q=RAIONISMO
NATALIA GONCHAROVA
Natalia Goncharova nasceu a 21 de junho de 1881, em Nagaevo, na Rússia. Em 1892, mudou-se para Moscou para frequentar a escola. Em 1900, conheceu Mikhail Larionov, que incentivou a pintar e se tornou seu companheiro ao longo da vida. No ano seguinte, matriculou-se no Moscovo, Instituto de pintura, escultura e arquitetura para estudar escultura. Goncharova participou numa exposição de artistas russas, organizado por Sergei Diaghilev em 1906, salão de outono em Paris. Seu trabalho inicial mostra a influência do impressionismo, fauvismo e escultura folclórica russa. Goncharova participou em numerosas exposições importantes da nova arte em Moscou, incluindo Jack of Diamonds (1910), o burro da cauda (1912) e o alvo (1913). Enquanto seus primeiros trabalhos foram pintados em estilos primitivista e cubista, ela adotou uma abordagem de Raionista e Cubo-futurista por volta de 1912. Goncharova foi representada na segunda exposição do Blaue Reiter na Galeria Hans Goltz, Munique, em 1912 e o Erste deutsche Herbstsalon na Galeria Der Sturm em Berlim, em 1913. Nessa época, Goncharova e Larionov começaram sua colaboração com Diaghilev e seus Ballets Russos, que durou até 1929. Em 1917, estabeleceram-se permanentemente em Paris e no ano seguinte, que seu trabalho apareceu na exposição L'Art décoratif théâtral moderne na Galerie Sauvage, Paris. Goncharova mostrou-se extensivamente durante os anos de 1920 e 1930, muitas vezes com Larionov, na Europa, os Estados Unidos e Japão. Embora ela nunca tenha abandonado a pintura, muito de sua energia criativa foi direcionado para a decoração do palco e ilustração de livro. Ela desenhou trajes para apresentações internacionais de balés clássicos e modernos, até seus 70 anos. Em 1938, Goncharova tornou-se um cidadã francesa e em 1955, casou Larionov. No ano seguinte ela foi dada uma retrospectiva na Galerie de l'Institut, em Paris. Goncharova morreu a 17 de outubro de 1962, em Paris.
Guggenheim Collection - Goncharova biografia
OBRAS:
http://oseculoprodigioso.blogspot.com.br/2007/07/goncharova-natalia-neo-primitivismo.html?q=RAIONISMO
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